quinta-feira, 7 de agosto de 2008


Vilões para seus pés
Selecionamos acessórios que podem traz prejuízos para a sua saúde
- Botas de cano alto são tendências de moda para as estações mais frias. Entretanto, as versões de canos longos e apertados podem comprimir os vasos sangüíneos e causar problemas circulatórios, alerta o ortopedista.
- Sandália rasteiraEmbora as "rasteirinhas" ainda sejam o hit mais famoso deste verão e tragam um ar de conforto, se utilizadas em excesso, podem acarretar incômodo e até mesmo dor.- Anabela e plataformaA plataforma é uma aliada, pois oferece melhor distribuição da pressão exercida pelo corpo sobre os pés. Já o salto anabela deve ser utilizado com moderação, pois pode causar desconforto por deixar os pés em desnível.
-Salto Alto uso excessivo leva a problemas ortopédicos como deformidades nos pés e dores na coluna. Podem surgir também dores na perna, por causa da contração dos músculos da região provocada pelo fato do pé ficar esticado.Segundo o ortopedista Marco Aurélio Neves, com o uso do salto e a conseqüente elevação do calcanhar, ocorre uma maior pressão sobre a parte dos dedos. Esta alteração também interfere na gravidade do corpo, levando a posturas viciosas que requerem readaptação para que haja equilíbrio do corpo e isso pode levar a crises de dor. O ideal é alternar entre o salto alto e o baixo para evitar que o corpo se acostume a esta postura errada. "A mulher deve apostar nas opções mais grossas de salto", explica o médico que trabalha no Núcleo de Ortopedia e Traumatologia do Hospital e Maternidade São Camilo Ipiranga, em São Paulo.


Cuidado com o salto alto!!!
A maioria das mulheres precisa usar sapatos altos diariamente. Mas após alguns anos, o tendão de Aquiles encurta e provoca dor ao andar descalço
Da RedaçãoNada deixa a perna mais linda do que um salto alto. Mulheres adoram usar, pois são elegantes e sexy. O problema é que o uso diário desses sapatos pode acabar prejudicando a sua saúde. E mesmo que você depois ande descalço, não resolve o problema.Mulheres que costumam se dividir entre o escritório e a academia, passam a sentir dor no tendão de Aquiles, que é o tecido que conecta o osso do calcanhar e o músculo da panturrilha (batata da perna). A dor indica inflamação ou ruptura desse que é o tendão mais potente do corpo humano.“A tendinite de Aquiles ou de Calcâneo (termo mais utilizado hoje em dia) intensifica a presença de dor na parte detrás da perna, praticamente imobilizando a paciente por um período que pode levar de alguns minutos e até dias”, diz a fisiatra Ana Lúcia Mourão.

“Ai que dor!” Tanto homens quanto mulheres podem sentir dores no pés. A maioria das mulheres precisa andar de salto alto e acabam sofrendo um pouco mais. Mas independente disso, o problema é que muitas vezes compramos sapatos que machucam e isso pode prejudicar a sua saúde. É necessário saber escolher o calçado ideal para o seu tipo físico.Uma pessoa pode enfrentar inúmeros transtornos ao fazer a escolha errada do calçado. “Os primeiros sintomas são a formação de bolhas e calos, principalmente nos dedos e no calcanhar. Vêm, ainda, a dor na face plantar do pé, o desconforto ao caminhar e o grande alívio ao retirar o sapato”, descreve o ortopedista Antonio Borja, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. “Ao insistir no modelo inadequado, a pessoa pode enfrentar a formação de neuromas, calosidade nas regiões interdigitais e plantares, acentuação e desenvolvimento de joanete e fascite plantar (esporão de calcâneo)”, conta.O médico alerta que um dos equívocos mais comuns na compra dos calçados é a escolha de um sapato apertado, com a expectativa de que ele vá “alargar ” com o uso. Ele explica que, a primeira coisa a perceber é se existe um espaço entre o dedo maior e a ponta do calçado.“Além disso, é fundamental evitar calçados que comprimam a região dos metatarsos (parte mediana do pé). É preciso testar e para verificar se está confortável é bem adaptado ao pé”, orienta Borja.O pé tende a aumentar com a idade e até mesmo no final do dia, acaba ficando maior. “Ao testar o modelo, verifique se os dedos movem-se livremente dentro do calçado”, afirma.

orkut - Minha página de recados

"'Eu era infeliz porque não tinha sapatos,
então encontrei um homem que não tinha pés e
fiquei contente com minha sorte.'
--Mêncio--"

orkut - Minha página de recados

Pablo Neruda

"'Mas, se amo os teus pés
é só porque andaram
sobre a terra,
sobre o vento ,
e sobre a água,
até me encontrarem.'
--Neruda--"

Opananken

Opananken:
"A importância de um calçado confortável com palmilha pré-moldada fica mais clara, quando sabemos que uma pessoa na atividade normal, não sedentária efetua entre 3.000 a 5.000 passos por dia.
Se uma pessoa tiver a felicidade (ou infelicidade) de viver 70 anos isso significa que fará mais de 100 milhões de passos durante a vida. Coitados dos pés!

Um ponto dos mais importantes, atualmente estudado pela universidade de Stanford, Califórnia, USA é o envelhecimento precoce do cérebro pelos choques constantes que leva a cada passo, via coluna vertebral, caso a pessoa anda sobre a superfície dura com salto que não tem amortecedor.

As mulheres são as mais afetadas, usando calçado com salto alto tipo agulha, com ponta de aço, onde cada passo reverbera pela coluna até o cérebro e causa dano permanente.
Não é simples questão de conforto usar o calçado com salto protegido contra os choques, quando o calcanhar suporta o peso do corpo sobre um pé, é uma questão de saúde em longo prazo.

A seleção de couros naturais é também de suma importância. O couro não “respira” como diz o folclore popular. O couro absorve a umidade exsudada pelo pé e a transfere para a atmosfera, mantendo o pé seco e fresco, o que não acontece com os materiais sintéticos, que não possuem esta qualidade.

O alívio que alguém sente, à noite, tirando o calçado que usou durante o dia é sinal de um calçado mal escolhido, de um calçado inadequado para o pé ou feito de material impróprio para a saúde do pé. Em todos os casos é um mau sinal, que deve ser corrigido."

Revista de Mulher - Mitos e Verdades Sobre Varizes

Mitos e Verdades Sobre Varizes:
"Usar salto alto causa varizes.
Mito.
Porém o uso diário pode dificultar o bombeamento do sangue nas pernas.O ideal é alongar as panturrilhas antes e depois de usar o salto, se possível alterne o uso com saltos mias baixos durante a semana."

Revista de Mulher - Calçados com Infravermelho Proporcionam mais Conforto às Mulheres

Revista de Mulher - Calçados com Infravermelho Proporcionam mais Conforto às Mulheres: "Elegante, bonito, sedutor, o salto é objeto de consumo das mulheres que querem estar na moda. Muitas mulheres reclamam de dor nas pernas, mas mesmo assim não conseguem dispensar o salto.

Mas, uma nova tecnologia acaba de ser incorporada nos sapatos de salto alto, o Infravermelho Longo. A novidade proporciona imenso bem-estar por auxiliar a circulação sanguínea nos pés, canela e panturrilha, prevenindo doenças, como varizes, inchaços, inflamações e até osteoporose.

'Inserimos uma fibra com platina, alumínio e titânio em baixo da palmilha dos calçados. Por meio do calor do próprio corpo, esta manta emite raios similares irradiados pelo sol que agem na eliminação de toxinas do organismo e aliviam o cansaço nos pés', explica Tibúrcio Grings, diretor de desenvolvimento da marca de calçados Piccadilly.

A manta de Infravermelho Longo também é envolvida com algodão antibacteriano, que diminui o odor dos pés. 'Quanto mais andar com o calçado, mais a pessoa irá descansar, pois seu organismo emitirá mais calor ativando constantemente a ação fibra', afirma o diretor.

Esta tecnologia, que já vem sendo utilizada em outros campos ligados a saúde, principalmente em colchões, pretende seduzir as mulheres na coleção Outono-Inverno 2008. 'O Infravermelho Longo está disponível em oito modelos da linha Voman, mas a Piccadilly já planeja utilizá-lo em todos seus produtos', completa o diretor.

Fonte: http://portalamazonia.locaweb.com.br/sites/tribomoda/noticia.php?idN=9634"